Escolha uma Página

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, que consiste em um sistema de gestão. Sobretudo, não é apenas um sistema básico, ele é um software que auxilia os profissionais a registrar e gerir informações fundamentais para os E-commerces. O ERP para E-commerce facilita o dia a dia do profissional que precisa manter todos os dados atualizados e empregar diferentes fórmulas em sua rotina de trabalho. Deixando as informações ainda mais organizadas no sistema. 

Para que serve o ERP para E-commerce? 

Ele é uma boa opção para facilitar a gestão dos negócios, uma vez que ele facilita o registro, a consulta e ainda o uso de dados tudo em apenas um software. Isto é, o ERP para E-commerce serve para organizar as principais informações, como o estoque, contas, emissão de notas fiscais, pagamentos e o que mais os seus negócios demandam de forma muito mais fácil. 

Vantagens do ERP para E-commerce

Agora que você já entendeu para que serve o ERP para E-commerce, que tal conhecer um pouco das vantagens de implementar esse sistema de gestão em seu E-commerce? 

Controle de estoque

Um E-commerce precisa de uma organização de estoque para funcionar plenamente. E nisso, o ERP também não te deixa na mão. Ele é uma ferramenta muito eficiente para o controle do estoque. Basta integrá-lo em sua plataforma e registrar a entrada e saída dos seus produtos. 

Como também, você pode programar as próximas compras junto aos seus fornecedores, simplificando esse processo que pode ser demorado. 

Emissão de notas fiscais 

Só quem trabalha com E-commerce sabe o quanto emitir uma nota fiscal às vezes dá um trabalhão, não é? Pois bem, o ERP para E-commerce tem a capacidade de emitir notas fiscais por meio do emissor de NF-e do Sebrae, sem a necessidade de um sistema de gestão. 

O que facilita muito, pois documentos como esses precisam ser emitidos com atenção e cuidado. E fazer isso de forma desorganizada pode ser um grande problema. 

Gestão financeira mais simplificada

Com o ERP para E-commerce, não vai ser mais preciso ter dor de cabeça na hora de registrar todas as informações financeiras do seu negócio. Através dele, você registra e controla todas as contas a pagar e os valores a receber, gerando um fluxo de caixa ao mesmo tempo. 

Dessa maneira, você terá todos os valores e finanças do seu E-commerce registrados de forma organizada no seu software. Eles estarão lá na hora que você precisar, basta entrar no ERP e acessar esses dados. 

Centralização de informações

Tudo o que ocorre dentro da plataforma fica de consciência geral. Ou seja, caso um funcionário atualize algum produto ou encomende um pedido ao seu fornecedor, você ficará sabendo. 

Essa característica evita a ocorrência de erros, uma vez que você terá acesso a todas as informações que precisa para gerenciar o seu E-commerce da forma que preferir. 

Além disso, a centralização de informações também facilita o trabalho do gestor na hora de identificar e comparar dados, até porque todas as informações estarão inseridas em um único sistema. O que torna o trabalho mais rápido e simples.

Como escolher um ERP para E-commerce?

Agora que você já sabe que optar por um ERP pode melhorar o seu negócio, você deve estar se perguntando como escolher um ERP? Por mais que pareça ser uma escolha complexa, é bem pelo contrário. Caso você tenha as dicas certas, tudo será mais simples.

Pensando nisso, a IntegrAI separou algumas dicas para auxiliar você nessa escolha. São elas: 

Integração com a plataforma de E-commerce

Antes de mais nada, é imprescindível verificar se o sistema de gestão escolhido há integração com a plataforma de E-commerce que a sua empresa utiliza. Caso contrário, você terá o trabalho em dobro e muito estresse, pois terá que cadastrar as informações na plataforma e no ERP. Nenhuma vantagem, não acha?

Necessidades do seu E-commerce

Antes de escolher um ERP, estude o que o seu E-commerce precisa. Quais problemas você está buscando solucionar com o software? Quais são as necessidades da sua marca? Dessa forma, você saberá exatamente quais funcionalidades melhor atendem às necessidades do seu negócio.

Custos

Lembre-se: nada é muito caro caso seja um investimento! Isto é, se o que você for adquirir vá te trazer um retorno positivo, não pense duas vezes antes de comprar. 

Entretanto, você precisa ter noção do seu financeiro. Não adianta de nada você sacrificar suas finanças para conseguir pagar um ERP e correr o risco de prejudicar o seu E-commerce.

Caso você tenha como investir, invista no mais completo. Caso não, identifique o que melhor se encaixa no seu perfil e o que tem um maior custo-benefício para os seus negócios. 

Suporte

Qualquer software precisa de um suporte aos clientes, ainda mais um que mexe com o sistema de gestão de um E-commerce. Portanto, verifique se o ERP escolhido possui suporte para quando você precisar tirar dúvidas, eles resolverão o seu problema. 

Teste 

Testar um produto antes de adquirir é uma boa forma de você se sentir seguro com a sua compra. E com um software não seria diferente. Por mais que você pesquise muito sobre as opções do ERP, não tem como saber se ele realmente irá atender às suas exigências.

Contudo, caso o software que você escolheu ofereça período gratuito de teste, não pense duas vezes. Faça o teste e estude como funciona a implementação do software, suas funcionalidades, complexidade e entre outras questões que possam interferir na sua decisão. E, assim, faça a sua escolha coerente.  

Bom, agora você já está ciente de todas as vantagens que um ERP possibilita na sua loja. Com isso, terá informação o suficiente para escolher com sabedoria a melhor opção para o seu E-commerce.

Portanto, se você gostou desse conteúdo e deseja receber mais como esse, continue em nosso blog e nos siga nas redes sociais. Aliás, em caso de dúvidas sobre o assunto, não hesite e entre em contato conosco em nosso site.