Escolha uma Página

Em um cenário que possui uma grande instabilidade, a área do comércio eletrônico teve um papel super importante para a economia mundial em 2020, ano em que o novo recurso bancário conhecido como pix chegou no mercado. Contudo, em diversos casos, foi o faturamento através das vendas onlines que conseguiram garantir a sobrevivência das empresas. 

Diante de toda essa mudança que o país estava passando, foi positivo o lançamento, pelo Banco Central, do PIX, conhecido como a nova modalidade para realizar a transferência de valores e pagamentos imediatos em qualquer horário e dia da semana. 

O Pix 

Durante muitos anos pagar altas taxas de transação de um banco para o outro, causava muitas dores de cabeças para as pessoas, com este novo método de pagamento esses estresses ficaram no passado. Essas transferências realizadas por meios eletrônicos em até três formas diferentes, são elas: 

  • QR Code;
  • Chave de CPF, CNPJ, e-mail ou número de telefone celular;
  • Pagamento por aproximação. 

Desde que foi lançado em novembro de 2020, o Pix tem apresentado números super positivos no Brasil, demonstrando que a adesão foi muito rápida da população por essa nova modalidade de pagamento instantâneo. 

Segundo as informações do banco central, mais de 140 milhões de usuários já se cadastraram no novo sistema, sendo 125 milhões pessoas físicas. 

A partir deste cenário, é muito importante que as empresas pensem nessas novas possibilidades ao planejarem as suas estratégias de negócio. 

Conheça os benefícios do Pix para a sua loja virtual

Como esta nova modalidade possui um formato de pagamento instantâneo, são muitas as vantagem para o e-commerce, conheça algumas delas:  

  • Possibilidade de aumentar a base de clientes, alcançando também o público que não utiliza banco;
  • Maior agilidade no fechamento de compras;
  • Com essa aprovação de pagamento na hora, é também possível reduzir os prazos de entrega;
  • Diminuição dos custos de transação para e-commerce;
  • Maior satisfação dos clientes, principalmente em relação ao checkout;
  • Uma das vantagens do Pix é a eliminação ou redução de pagamentos com boletos, neste caso não é apenas a questão de tempo que pesa. As taxas de abandono são um grandes problemas enfrentados neste tipo de pagamento, já que são bem maiores nesta modalidade. 

Os demais meios de pagamento deixarão de ser importantes?

Claro que isso não irá acontecer, o pix chegou ao mercado para ser mais uma opção para o seu clientes. Dessa forma, os outros meios de pagamentos, como boletos, cheques, cartões de débito e de crédito não devem deixar de ser oferecidos para os consumidores. 

Com o passar dos anos os cartões tiveram seus custos reduzidos para o empreendedor ao longo dos anos. Segundo a Abecs ( Associação brasileira de cartões de crédito e serviços), os custos foram reduzidos em 29% entre os anos de 2009 e 2019. Segundo a pesquisa, as compras online também representaram 29% das transações feitas via cartão de crédito. 

Vale lembrar que estes outros tipos de meios de pagamentos acabam se tornando um diferencial competitivo para todos os setores. Isso porque, quanto mais opções o cliente tiver, as chances dele não realizar a compra e se transformar em um dado do seu carrinho abandonado, são bem menores.

Com isso podemos concluir que cada vez mais os pagamentos online estão presentes na vida dos consumidores. Dessa forma, sempre precisamos oferecer o maior números de opções que atendam a todas as necessidades e expectativas dos consumidores. Para que eles estejam satisfeitos e os empreendedores com a compra garantida. 

Saiba por que é tão importante ter o pix como uma opção de pagamento na sua loja virtual 

 A grande semelhança entre o pix e as lojas virtuais é que os dois trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana durante 365 dias ao ano. Dessa forma, quando estamos falando de recebimento de valores dos consumidores, o mais novo método se torna um aliado dos empreendedores. 

Lembre-se que oferecer aos clientes experiências melhores e diferente dos concorrentes se torna cada vez mais fundamental e necessária. Dessa forma, os meios de pagamento precisam fazer parte dessas experiências, com soluções mais rápidas e seguras. 

Dessa forma, o pix como é um meio de pagamento rápido, chegou no mercado para ser uma opção mais acessível a todos os consumidores, contribuindo para que as lojas virtuais, e os varejistas, entreguem ainda mais valor aos seus consumidores. Por fim, essa nova tecnologia é super favorável para todos os envolvidos. Ou seja, quem oferece tem as suas vantagens garantidas e quem recebe possui também os seus benefícios. 

Gostou do conteúdo? Continue acessando o nosso blog para ficar por dentro de outros materiais.